Quando você procura por um produto ou serviço, além de levar em conta indicações de conhecidos, você utiliza o buscador do Google para saber mais sobre a empresa ou até mesmo para ampliar suas opções? De acordo com o especialista em marketing digital e Google Partner, Guilherme Vital, esse costume virou um hábito para muita gente e pode beneficiar diretamente o lucro das empresas, principalmente os negócios locais. “O Google Meu Negócio é uma ferramenta capaz de movimentar o fluxo de caixa de qualquer empresa. Por meio do aplicativo, o buscador propõe transformar as pesquisas em vendas. Além disso, o Google gera um relatório mostrando quantas pessoas visualizaram a empresa, traçaram uma rota para chegar até ela ou entraram em contato por telefone”, explica.
Mas, se inicialmente, o comerciante não quiser ou não puder investir, é possível inserir a empresa no Google Meu Negócio de forma gratuita e só depende do proprietário fazer o cadastro e preencher as informações da empresa. Dessa forma, a loja já começa a ganhar destaque na região em que está localizada. “Outras características podem ser incluídas e enriquecer o ranqueamento da empresa no Google, isso é, melhorar a ordem em que o negócio é exibido no buscador”, esclarece Guilherme. “Incluir o segmento da empresa, descrever os produtos, as formas de pagamento aceitas, a acessibilidade do espaço, se há wi-fi disponível, se o local é petfriendly ou oferece playground infantil por exemplo, também ajudam a exibir o comércio diante de buscas mais específicas”, complementa.
Avaliações do Google: um comércio 5 estrelas
Provavelmente, você já consultou indicações antes de pagar por um produto ou serviço. É provável também, que já tenha desistido de uma compra por uma avaliação negativa. Essa é outra vantagem do Google Meu Negócio, aponta o especialista em marketing digital, Guilherme Vital, “Quem faz uma busca no Google, já é um cliente em potencial. É como se o Google levasse o cliente até a porta da loja que vende o que ele quer comprar. A partir dali, só depende do lojista fidelizar aquela venda e prestar um bom atendimento para ser indicado para outras pessoas”, explica.
O estabelecimento pode ser avaliado de 1 a 5 estrelas, a nota será a média de todas as avaliações já registradas. “Quando alguém avalia uma empresa negativamente, a única forma de reduzir esse impacto negativo é conquistar várias avaliações positivas para equilibrar a média”, ensina Guilherme. Ele orienta que os lojistas deem a devida importância aos comentários deixados na plataforma. “Existem estratégias simples para aumentar o número de avaliações. Você pode deixar um QR Code na fila do caixa por exemplo e, durante o pagamento, pedir ao cliente que avalie o atendimento recebido. Se o proprietário se esforçar em conseguir uma avaliação no Google por dia, isso gera um volume de comentários interessante ao longo de um ano e com certeza, isso pode ser determinante para o cliente no momento da compra”, conclui.